top of page
Buscar
  • Foto do escritormsbitucas

Feel4Planet: uma iniciativa portuguesa #PorUmMundoSemBeatas

Atualizado: 4 de out. de 2020

Por Carolina Saramago Nunes

A Feel4Planet foi criada por estas 04 jovens: Mafalda Custódio e Vânia Silva (em pé e da esquerda para a direita), Márcia Batista e Carolina Saramago Nunes (sentadas e da esquerda para a direita). Foto de Judith Silva.


A Feel4Planet é uma Associação de Ambiente fundada por quatro jovens do distrito de Setúbal, Portugal. Focamos a nossa ação na proteção ambiental e dos recursos naturais, e pretendemos reduzir o impacto ambiental gerado pela elevada produção de resíduos. A educação ambiental e a responsabilidade social são os pilares da organização. Através destes é despertado o interesse para a proteção do meio ambiente, incluindo praias, zonas verdes e centro da cidade.

Para alcançar os objetivos, são dinamizadas atividades de grupo relacionadas com a resolução dos problemas encontrados, que promovem o diálogo e a discussão, providenciando o conhecimento para a realização de escolhas e atitudes corretas no dia-a-dia, tendo em consideração o futuro do ser humano e do meio ambiente. Além da Campanha #STBSEMPONTAS temos também uma exposição de arte feita com as beatas de cigarro (no Brasil é conhecida como bitucas de cigarro) recolhidas e que poderá ir para qualquer local que assim o deseje. Já participamos em congressos como oradoras e falamos também em escolas, sensibilizando desde o público mais novo ao mais velho. Desta forma, o lema da organização é: “Teaming up for a sustainable future” (Unir-se para um futuro sustentável).


Campanha #STBSEMPONTAS

Em 2017, ano de início do movimento, surge a campanha para dar voz a um problema global: o hábito de atirar a beata de cigarro para o chão. Até hoje já recolhemos cerca de 150 mil beatas de cigarro em praias e na cidade de Setúbal, juntamente com mais de 500 voluntários em 25 ações. Em termos de tempo isto corresponde a cerca 23 horas de ações! No âmbito desta campanha temos também entrevistas nacionais e internacionais e criámos um vídeo de sensibilização juntamente com a Câmara Municipal de Setúbal e que esteve presente em um dos maiores eventos da nossa região. O que faz com que as nossas ações sejam um pouco diferentes das restantes é que nós contamos todas as beatas de cigarro, as quais recolhemos em vez de fazermos estimativas. 


A Exposição de Arte com a artista Ana Quintino - "Beata no chão, no mar, na areia: uma perigosa viagem"

Através da arte de Ana Quintino, em 2018 a Feel4Planet expôs as mais de 70 mil beatas de cigarro recolhidas ao longo de 12 ações da Campanha #STBSEMPONTAS. Estas beatas foram recolhidas por voluntários nas praias da Figueirinha, do Creiro, da Saúde e de Albarquel, e na cidade de Setúbal, na zona ribeirinha da Doca, Avenida Luísa Todi e Jardim Eng. Luís da Fonseca, vulgarmente conhecido por Jardim da Beira Mar. Pretendeu-se mostrar através da arte a problemática das beatas, do mau hábito de as atirar para o chão, sensibilizando para a problemática do lixo marinho e urbano. Esperamos que em cada local em que a exposição esteja presente, as pessoas tenham uma experiência, um momento, de consciencialização ambiental e mudança de hábitos através da arte.


Conheça mais sobre o trabalho da Feel4Planet em nossa próxima Live MSB, que será neste domingo dia 04/10, às 17h (Horário de Brasília). Neste dia, teremos a presença de Carolina Saramago Nunes, bióloga e cofundadora da associação, que dialogará com a nossa idealizadora, Natalia Zafra Goettlicher. Participe =)

Conheça mais o trabalho da Feel4Planet acessando suas redes sociais! ;)

Juntos por um mundo sem bitucas, ou melhor, sem BEATAS! hehe


Saiba mais sobre o Mundo SEM Bitucas pelos links a seguir:

193 visualizações0 comentário
bottom of page