BLOG

Aqui contaremos mais sobre nossas experiências, atividades, incômodos, pensamentos...

Buscar

Atualizado: Out 6

Por Natalia Zafra em 03.10.2020.

Beatabag é uma empresa localizada em Portugal, que desenvolveu bituqueiras de alumínio com designer super prático para descartar as bitucas de cigarro com mais consciência.

A iniciativa foi desenvolvida por Pedro Grilo, português e então fumante, que percebeu esta necessidade de descartar as bitucas (beatas em Portugal) em um recipiente adequado e portátil para poder evitar jogar no chão quando não houver coletoras disponíveis nas ruas. Foi para estes momentos, que nasceu a Beatabag. Além de promover fumantes mais conscientes e a preservação do meio ambiente.

Importante lembrar que as bitucas de cigarro são uma das maiores poluidoras dos ambientes costeiro e considerado um resíduo onipresente no mundo. Quando pensamos em poluição, muitas vezes surgem-nos imagens garrafas e outros resíduos de plástico.  No entanto, as bitucas de cigarro são indiscutivelmente tão ou mais prejudiciais para o nosso ambiente.


Saiba mais sobre a Beatabag pelo site: https://beatabag.com/


Matéria publicada na New in Setube sobre a Beatabag:

- A marca de cinzeiros portáteis que quer deixar o planeta libre de beatas

https://newinsetubal.nit.pt/na-cidade/a-marca-de-cinzeiros-portateis-que-quer-deixar-o-planeta-livre-de-beatas/


Participe hoje da nossa primeira live internacional com a participação do fundador da Beatabag, Pedro Grilo. Será às 17h pelo Facebook do Mundo SEM Bitucas =)


Saiba mais sobre o Mundo SEM Bitucas pelos links a seguir:

Site Institucional: https://www.mundosembitucas.com/

Blog MSB: https://www.mundosembitucas.com/blog

Facebook: https://www.facebook.com/mundosembitucas/

Instagram: https://www.instagram.com/mundosembitucas/

16 visualizaçõesEscreva um comentário
  • msbitucas

Por Natalia Zafra


- 03/09: Reunião GT Bitucas

O grupo de trabalho focado em bitucas de cigarros, GT Bitucas, nasceu como demanda no primeiro "Seminário Bitucas de cigarro: cenários , problemas e soluções" realizado pela Comissão Extraordinária Permanente de Meio Ambiente e Direito dos Animais da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com o Movimento Mundo SEM Bitucas e por requerimento da vereadora Soninha Francine (CIDADANIA) no dia 22/11/2019.

O encontro teve o objetivo de reunir ações da sociedade civil, poder público, iniciativa privada e academia, para tratar do problema do descarte irregular de bitucas de cigarros. Portanto, aqueles que tiverem interesse em dar continuidade ao diálogo sobre o tema em São Paulo convidamos para a nossa oitava reunião de 2020.


Data: 03/09/2020

Horário: 10h - 11h

Endereço: Em casa - videoconferência - Link Skype: https://join.skype.com/BLphzzic8UGr


A programação prevista para o próximo encontro será a apresentação status sobre a proposta de redação do substituição PL499/2019, prazos das Consultas Públicas abertas sobre resíduos sólidos, desenvolvimento de um Workshop sobre Bitucas & Oceanos e dar andamento em nosso plano de ação.


- 21/09: Live Vivendo e Mochilando - Bitucas de cigarro: um mal subestimado?

Fomos convidados para conversar com o @vivendoemochilando. Participe do nosso bate-papo dia 21, às 20h, pelo Instagram ;)


Nossa idealizadora @nataliazafragoettlicher esteve em um bate papo super interessante com o Gustavo do @vivendoemochilando sobre "Bitucas de cigarro: um mal subestimado?"


Confira assistindo ao vídeo aqui!

Foi mto bacana a conversa e falamos sobre diversas frentes interessantes ;)


- 29/09: Reunião subgrupo Legislação GT Bitucas

Data: 29/09/2020

Horário: 10h - 11H

Endereço: Em casa - videoconferência

Link de acesso Skype: https://join.skype.com/BLphzzic8UGr


A programação prevista para o próximo encontro será a apresentação da proposta de redação do substituto da PL 499/2019.


#JuntosSomosMaisFortes

#PorUmMundoSemBitucas


Saiba mais sobre o projeto Mundo SEM Bitucas pelos links a seguir:

Site Institucional: https://www.mundosembitucas.com/

Blog MSB: https://www.mundosembitucas.com/blog

Facebook: https://www.facebook.com/mundosembitucas/

Instagram: https://www.instagram.com/mundosembitucas/

0 visualizaçãoEscreva um comentário

Atualizado: Out 4

Por Carolina Saramago Nunes

A Feel4Planet foi criada por estas 04 jovens: Mafalda Custódio e Vânia Silva (em pé e da esquerda para a direita), Márcia Batista e Carolina Saramago Nunes (sentadas e da esquerda para a direita). Foto de Judith Silva.


A Feel4Planet é uma Associação de Ambiente fundada por quatro jovens do distrito de Setúbal, Portugal. Focamos a nossa ação na proteção ambiental e dos recursos naturais, e pretendemos reduzir o impacto ambiental gerado pela elevada produção de resíduos. A educação ambiental e a responsabilidade social são os pilares da organização. Através destes é despertado o interesse para a proteção do meio ambiente, incluindo praias, zonas verdes e centro da cidade.

Para alcançar os objetivos, são dinamizadas atividades de grupo relacionadas com a resolução dos problemas encontrados, que promovem o diálogo e a discussão, providenciando o conhecimento para a realização de escolhas e atitudes corretas no dia-a-dia, tendo em consideração o futuro do ser humano e do meio ambiente. Além da Campanha #STBSEMPONTAS temos também uma exposição de arte feita com as beatas de cigarro (no Brasil é conhecida como bitucas de cigarro) recolhidas e que poderá ir para qualquer local que assim o deseje. Já participamos em congressos como oradoras e falamos também em escolas, sensibilizando desde o público mais novo ao mais velho. Desta forma, o lema da organização é: “Teaming up for a sustainable future” (Unir-se para um futuro sustentável).


Campanha #STBSEMPONTAS

Em 2017, ano de início do movimento, surge a campanha para dar voz a um problema global: o hábito de atirar a beata de cigarro para o chão. Até hoje já recolhemos cerca de 150 mil beatas de cigarro em praias e na cidade de Setúbal, juntamente com mais de 500 voluntários em 25 ações. Em termos de tempo isto corresponde a cerca 23 horas de ações! No âmbito desta campanha temos também entrevistas nacionais e internacionais e criámos um vídeo de sensibilização juntamente com a Câmara Municipal de Setúbal e que esteve presente em um dos maiores eventos da nossa região. O que faz com que as nossas ações sejam um pouco diferentes das restantes é que nós contamos todas as beatas de cigarro, as quais recolhemos em vez de fazermos estimativas. 


A Exposição de Arte com a artista Ana Quintino - "Beata no chão, no mar, na areia: uma perigosa viagem"

Através da arte de Ana Quintino, em 2018 a Feel4Planet expôs as mais de 70 mil beatas de cigarro recolhidas ao longo de 12 ações da Campanha #STBSEMPONTAS. Estas beatas foram recolhidas por voluntários nas praias da Figueirinha, do Creiro, da Saúde e de Albarquel, e na cidade de Setúbal, na zona ribeirinha da Doca, Avenida Luísa Todi e Jardim Eng. Luís da Fonseca, vulgarmente conhecido por Jardim da Beira Mar. Pretendeu-se mostrar através da arte a problemática das beatas, do mau hábito de as atirar para o chão, sensibilizando para a problemática do lixo marinho e urbano. Esperamos que em cada local em que a exposição esteja presente, as pessoas tenham uma experiência, um momento, de consciencialização ambiental e mudança de hábitos através da arte.


Conheça mais sobre o trabalho da Feel4Planet em nossa próxima Live MSB, que será neste domingo dia 04/10, às 17h (Horário de Brasília). Neste dia, teremos a presença de Carolina Saramago Nunes, bióloga e cofundadora da associação, que dialogará com a nossa idealizadora, Natalia Zafra Goettlicher. Participe =)

Conheça mais o trabalho da Feel4Planet acessando suas redes sociais! ;)

Juntos por um mundo sem bitucas, ou melhor, sem BEATAS! hehe


Saiba mais sobre o Mundo SEM Bitucas pelos links a seguir:

Site Institucional: https://www.mundosembitucas.com/

Blog MSB: https://www.mundosembitucas.com/blog

Facebook: https://www.facebook.com/mundosembitucas/

Instagram: https://www.instagram.com/mundosembitucas/

21 visualizaçõesEscreva um comentário

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

CONTATO

T: (11) 2368-8510

F: (14) 99722-4254

E: msbitucas@gmail.com