top of page
Buscar
  • Foto do escritormsbitucas

As bitucas e eu!

Relato de Natasha Itai Miyamoto em 01.08.2020

Me chamo Natasha, sou bióloga marinha e gestora costeira de formação, apaixonada por baleias e golfinhos e por tudo que envolve sustentabilidade. Como tenho uma mãe fumante desde antes mesmo de eu nascer, tive que aprender a lidar com o terrível cheiro do cigarro na casa, no carro e nas roupas dela, que pra mim até hoje ainda é insuportável!

Durante a adolescência, várias das nossas brigas aconteceram por conta desse conflito eterno sobre respeito e aceitação de ambas as partes, levando a consequente arte da vida em ensinar que conviver com o diferente é sempre um desafio, ainda mais quando o diferente é sua própria mãe...

Enfim, em 2006 realizei o grande sonho da minha vida depois de três longos anos de cursinho, entrei para a graduação bem longe de casa, lá na praia, melhor do que eu jamais tinha sonhado... E desde o primeiro ano pude iniciar minhas pesquisas com meus amados golfinhos, paixão mais antiga do que eu posso me lembrar!

Mas, como tudo na vida é imprevisível e por mais que tenhamos planos, a vida sempre dá um jeito de deixar bem claro que não temos controle sobre absolutamente nada, apenas direcionamos com nossos corações e ações o rumo, sempre incerto, que gostaríamos que nossas vidas tivessem, não é mesmo?

Confesso que essa aceitação nunca foi fácil pra mim e ainda não é, porém quando estamos abertos e entendemos que a vida é mesmo um mistério o universo te devolve de uma forma mágica!

Logo em 2007, menos de um ano após entrar na graduação, ser aceita pelo orientador de cetáceos concorrido e curtir muito meu primeiro Interunesp eu descubro que estou grávida! Essa notícia veio como uma bomba pra mim e precisei de muitos meses para aceitar e imaginar de qual forma conciliaria a maternidade com minha carreira.

No final, deu absolutamente tudo certo, me formei com uns anos de atraso, mas em 2012 fui a quarta da minha turma, sem nenhuma DP e neste mesmo ano, durante meu TCC e amamentação da minha segunda filha, nasceu meu lindo, querido e amado Projeto Recicla Vertical.

Nem acredito que ele veio com um sonho pra mim, já nasceu com logotipo e tudo, depois um querido amigo o fez ficar perfeito e nesse mesmo momento descobri a potência das parcerias. Inicialmente pensei no projeto como uma ferramenta de transformar o condomínio que eu morava através da sensibilização a questão da separação correta dos resíduos que todos gerávamos diariamente.

E de lá pra cá já se passaram incríveis 8 anos, de muitas parcerias, entre elas uma das mais especiais de todas com o Movimento Mundo SEM Bitucas, em que literalmente nos apropriamos da ODS 17 e co-criamos lindas ações juntxs, passando pela Montanha da vergonha, Semana Lixo Zero Guarulhos e até a Greve Mundial contra Mudança Climática lá embaixo do Masp. E foi uma jornada tão linda até agora, vi nascer de pertinho o GT de bitucas com apoio incrível da vereadora Soninha e tenho certeza que esse movimento ainda irá ver realmente um Mundo Sem Bitucas, por mais desafiante que isso seja, porque hoje mais do que nunca eu sei o quanto juntos somos mais fortes.

Abra sua mente, bituca não é semente!



Saiba mais sobre o projeto Mundo SEM Bitucas pelos links a seguir:


93 visualizações0 comentário
bottom of page