top of page
Buscar
  • Foto do escritormsbitucas

Resultados da ação Caça às Bitucas - Montanha Vergonha Brasil 2019

Atualizado: 9 de set. de 2019

Natalia Zafra Goettlicher - 23.07.2019

O movimento Mundo SEM Bitucas há mais de três anos faz ações educativas para conscientizar fumantes e não fumantes sobre os impactos socioambientais, que as bitucas de cigarro descartadas incorretamente causam em nosso meio ambiente. Mas, desta vez, foi diferente, pois a idealizadora do movimento, Natalia Zafra Goettlicher, fez parceria com um movimento internacional chamado “No más colillas en el suelo”, idealizado por Miquel Garau Ginard, o qual possui o mesmo propósito de chamar atenção ao problema das bitucas (colillas em espanhol) descartadas no chão de nossas cidades sejam elas nacionais, espanholas ou em qualquer outro lugar do mundo.

A ideia inicial era fazer a ação apenas em São Paulo, mas com a existência da rede Mundo SEM Bitucas surgiu interesse de outros parceiros multiplicarem a ação em outras cidades simultaneamente e, em consequência, resultaram em 20 cidades fazendo a mesma ação de caça às bitucas para construção da “Montanha da Vergonha” (nome da campanha internacional). Sendo estas 17 cidades representando todas regiões do Brasil e mais 3 cidades dos Estados Unidos, Espanha e Nova Zelândia.


Resultados das ações

Nesta última quarta-feira, o movimento Mundo SEM Bitucas divulgou os números das ações "Caça às Bitucas - Montanha da Vergonha" em suas redes sociais, as quais foram realizadas no último domingo dia 21/07/2019.

SIM, foram coletadas e contadas mais de 39 mil bitucas de cigarro com apoio de 146 pessoas, que colocaram a mão na massa somando 817 minutos de atividade coletiva com um propósito comum de mostrar, que estes resíduos tóxicos impactam ao meio ambiente e elas estão presentes em todas as partes independentes de qual cidade, região ou mesmo de país, que você esteja.

Em São Paulo, a atividade aconteceu no Vão do MASP, e, infelizmente foi o local com mais bitucas coletadas, em apenas 60 minutos, somaram 10.462 bitucas com apenas 25 voluntários fazendo a coleta e mesmo assim muitas bitucas continuaram no chão. Em seguida, a cidade de Cuiabá que coletou 5.322 bitucas no centro da cidade com 10 voluntários e, em terceiro lugar, foi a capital carioca com 5.215 bitucas coletadas na região das praias do Recreio com 25 voluntários. Mas a cidade que menos coletou foi de Auckland, Nova Zelândia, que para a surpresa feliz de todos foi encontrada apenas uma bituca de cigarro após andar 1,1 km em busca destes resíduos no chão.

Após a coleta e a contagem, todas as cidades construíram com as bitucas um montanha que foi dado o nome de “Montanha da Vergonha”, justamente, por ser uma vergonha o fumante em pleno século 21 ainda fumar e descartar a bituca de cigarro no chão dando assim um mau exemplo para quem esta ao seu redor.

Outro desafio foi de colocar a ação em prática, pois a convocação para ação global foi realizada em menos de uma semana e sem muitos recursos financeiros, ou seja, desafio total de tempo e dinheiro. Mas, mesmo assim, foi possível mobilizar muitas pessoas de diferentes cidades, países, idade, profissões, gênero e classes sociais. Por isso, considera-se uma ação de sucesso por apesar de todos os desafios enfrentados ter conseguido passar a mensagem principal sobre as bitucas e ainda fazer o bem para o meio ambiente retirando 39.257 bitucas que poderiam estar no chão até hoje contaminando nossos rios e mares.

Portanto, é preciso acreditar no poder da rede e que podemos fazer mais ações de educação ambiental de forma colaborativa como esta do último domingo como uma forma de dar exemplo de que é possível mudar nossa realidade para construir um mundo melhor para se viver em sociedade com a união de todos.


Tabela da relação da quantidade de bitucas coletadas por cidade e quantidade de voluntários atuantes:






12 visualizações0 comentário
bottom of page