top of page
Buscar
  • Foto do escritormsbitucas

Retrospectiva 2019 - Universidades SEM Bitucas

30.01.2020


O Mundo SEM Bitucas acredita na educação ambiental como base para a mudança da nossa realidade e preservação do nosso meio ambiente. Por isso, ano passado foi um ano especial, o qual foi possível realizar parcerias com organizações estudantis e professores de diferentes universidades com objetivo de demonstrar de forma lúdica a problemática das bitucas de cigarro dentro do campus.

Ficamos muito felizes com os resultados. Confira =)


1. Projeto "Bituca na EACH, não!" - Campus USP Leste em São Paulo (SP)

Depoimento da G.A. Jr sobre a ação:

O Projeto “Bitucas na EACH, não” organizado pela Empresa Júnior de Gestão Ambiental – G.A Jr da EACH USP em parceria com o Mundo Sem Bitucas iniciou-se com uma intervenção artística com o propósito de impactar os estudantes da Universidade. Tendo em vista que a EACH é um local que possui uma quantidade considerável de bitucas de cigarro jogadas nos mais diversos ambientes (mesmo contendo várias bituqueiras), nós da G.A Jr sentimos com isso uma enorme necessidade de levantar essa questão que parece ser invisível para algumas pessoas. Para tornar bem nítido o problema do descarte incorreto, espalhamos bitucas grandes, feitas de materiais reciclados, pela EACH contendo frases estratégicas como “Se fosse pequeno você não se importaria”, “Não existe lixo pequeno!” etc. Além disso, também convidamos a Natália para uma roda de conversa com os alunos a fim de expor mais sobre o assunto. O resultado deste projeto foi bem interessante, tivemos alta repercussão nas redes sociais, na qual os alunos postaram fotos da intervenção e muitos funcionários da EACH elogiaram o projeto, mas também causamos incomodo em algumas pessoas, afinal tudo aquilo que visa mudança de comportamento gera um incomodo inicial. Acreditamos que o propósito de dar visibilidade a essa questão na EACH e causar impacto foi cumprido, no entanto ainda temos uma boa caminhada pela frente quando o assunto é o descarte correto destes resíduos.

Foto com os participantes do projeto após a atividade caça às bitucas pelo campus da EACH USP Leste.


2. UFSCar SEM Bitucas - Campus de São Carlos (SP)

Depoimento da GAAM Jr sobre a ação:

A partir do conhecimento do movimentos Mundo SEM Bitucas e da observação do comportamento das pessoas no campus UFSCar São Carlos, nós da empresa júnior de Gestão e Análise Ambiental da UFSCar (GAAM Jr) queríamos realizar alguma ação de impacto e educação ambiental. Começamos reunindo informações sobre como foi feito, com apoio da Natália, idealizadora original do movimento, e adaptamos à nossa realidade.

Fizemos algumas postagens chamando os alunos para a primeira parte da intervenção, que consistiu na confecção da bitucas. A partir de rolinhos de papel e tinta foram confeccionados mais de 100 itens e alguns de tamanho ainda maior, foi bem divertido e contou com apoio de outros estudantes. Escrevemos em todas a hashtag #NãoExisteLixoPequeno e nos preparamos para a próxima fase.

Contando com o apoio da Prefeitura Universitária, combinamos os dias de intervenção e mutirão de coleta. O plano era espalharmos as bitucas no começo do dia por quatro localidades de maior movimento e recolher todo final de tarde, contabilizando as perdas, durante três dias.

Já no primeiro dia, tivemos um ótimo retorno, pois nossa postagem do Instagram foi repostada pelo perfil oficial da UFSCar e tanto a Reitoria como a TV UFSCar entraram em contato conosco para explicar e apoiar a intervenção.

Demos entrevista televisionada falando sobre o projeto, sua origem e intuito, assim como fomos convidados a conversar com a reitora no programa dela na Rádio UFSCar. Foi uma surpresa muito positiva a aceitação e apoio dado ao movimento e nossas ações.

O plano deu continuidade no último dia, quando realizamos o mutirão de coleta das bitucas reais pelo campus, dividindo os voluntários em grupos e pedindo para contabilizarem suas coletas. Antes de sairmos a campo, fizemos uma dinâmica com barbante e insights sobre o problema do lixo e mostrar que todos estamos conectados e somos responsáveis. Depois de 40 minutos de atividade, coletamos aproximadamente 2000 bitucas pelo campus, com apoio de imagens pela TV UFSCar.

No final, tivemos um ótimo feedback sobre a ação e ficamos conhecidos por outros grupos e universidades. O plano é emprestarmos as bitucas confeccionadas a fim de replicarmos cada vez mais o movimento e criarmos forças para o verdadeiro motivo e argumento, para termos um Mundo SEM Bitucas!


Assista ao vídeo sobre a ação no campus de São Paulo realizado pela TV UFSCar.


3. FCA SEM Bitucas - Campus UNICAMP em Limeira (SP)

No dia 02/10/2019, na disciplina de Gestão Sustentável (ER201), ministrada pela docente Muriel de Oliveira Gavira na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-Unicamp Limeira) foi realizada uma aula diferenciada contendo um diálogo teórico unido a prática sobre o desenvolvimento sustentável nos dias atuais. Neste dia, a convidada para palestrar na disciplina foi a administradora formada pela instituição, Natalia Zafra Goettlicher, a qual iniciou a aula com a palestra “Desenvolvimento Sustentável: Responsabilidade entre os setores e a relação com as Políticas Públicas” utilizando como estudo de caso o Mundo SEM Bitucas (MSB) seguido de um mutirão de limpeza focado em coletar as bitucas de cigarro pelo campus.

Nesta última atividade, os 69 alunos participantes colocaram a mão na massa munidos de luvas, para que pudessem perceber a quantidade de resíduos pós-consumo do cigarro encontrados no local. Após a coleta foi possível com a ajuda dos mesmos realizar a contagem das bitucas coletadas, que resultaram em 770 bitucas de cigarro em menos de 20 minutos de ação, o que é bastante para um curto período de tempo. Por fim, encerrou-se a atividade com uma roda de conversa sobre o que cada um sentiu ao observar e coletar bitucas no chão do campus. Por tanto, foi um momento muito rico de diálogo e compartilhamento de percepções para a reflexão sobre como nossas atitudes refletem no desenvolvimento sustentável de onde moramos.

De acordo com a professora Muriel de Oliveira Gavira, a oficina MSB foi um sucesso em todos os sentidos, tanto para ilustrar questões que se discute na disciplina, como para informar os alunos a respeito dos impactos das bitucas e demais lixos, e para que eles reconheçam o problema com um exercício prático de intervenção. Também comentou, que foi possível perceber, em poucos minutos, que há muito trabalho a ser feito para um mundo mais sustentável, mas que se cada um fizer a sua parte conseguiremos. Além de ficar claro a necessidade de uma atuação política nossa, para que esse mundo sustentável seja de todos.

Já para Danilo Albertini: "A participação na oficina foi incrível. Resumindo com poucas palavras, diria que foi um convite à conscientização e ação sobre o movimento de um mundo sem bitucas. O alerta sobre os impactos e a quantidade de bitucas descartadas incorretamente todos os dias é alarmante, assim como a escassez de políticas públicas sobre o assunto. Por fim, a ação em campo para recolher as bitucas com a "mão na massa" foi fundamental para tornar prática à discussão e envolver ainda mais os participantes no tema”.

Também no período da aula foi realizada uma intervenção artística chamada de “FCA sem bitucas”, a qual consistiu em colocar cartazes educativos sobre a problemática das bitucas de cigarro nos murais da faculdade e simulação de pontos viciados de descarte inadequado de bitucas próximos a cantina e pelo pátio colocando bitucas fictícias construídas de materiais reutilizáveis em tamanho maior, para que por meio da arte conseguisse chamar a atenção do público presente no campus.


4. Caça às Bitucas na UFPE - Campus Recife (PE)

A atividade foi organizada em parceria com a Liga da Sustentabilidade UFPE e a Gestão Ambiental UFPE, a qual foi realizada dentro do Campus da UFPE Recife de forma livre entre os alunos e servidores públicos como uma forma de conscientizar sobre os impactos das bitucas de cigarro descartadas inadequadamente no local universitário.

Agradecemos em especial todo apoio que a professora Monica Ferreira da Costa tem dado ao Mundo SEM Bitucas.


Saiba mais como foi assistindo ao vídeo realizado pela ASCOM:


5. Roda de conversa UDESC - Campus Laguna (SC)

A roda de conversa sobre a problemática das bitucas de cigarro em nosso meio ambiente foi realizada dentro do campus da UDESC em Laguna (SC), em parceria com o professor David Dantas e Nada é Lixo, com a presença da nossa idealizadora, Natalia Zafra Goettlicher.

Foi um momento muito rico de diálogo sobre a percepção do problema em nosso dia a dia entre alunos e professores da instituição.


Conheça mais sobre o projeto Mundo SEM Bitucas pelos links a seguir:

30 visualizações0 comentário
bottom of page