top of page
Buscar
  • Foto do escritormsbitucas

Resultados Campanha Digital GT Bitucas

Atualizado: 11 de ago. de 2020

Agradecemos a todos que ajudaram na nossa campanha de conscientização idealizada pelo GT Bitucas no mês de Junho. - Por Natalia Zafra em 20.07.2020


A ideia nasceu após a pesquisa virtual “Descarte de Bituca e Quarentena”, que o GT Bitucas realizou no mês de Abril como forma de dar andamento às atividades durante a pandemia e mapear o atual cenário.

Após análise dos resultados, percebeu-se a necessidade de reforçar sobre o descarte dos resíduos e tendo como maior objetivo retirá-los do chão. (Link do resultados da pesquisa: https://docs.google.com/presentation/d/1sFDGT-9lzlPxONpZlmpqzZiJrlEW2rzNY5NeTdkX7

7Y/edit?usp=sharing).


Para o desenvolvimento da campanha, foram realizados encontros semanais entre a equipe formada por representantes das organizações participantes: Mundo SEM Bitucas, Gabinete Soninha, ABIFUMO e DPI Comunicação. A campanha foi lançada na primeira semana de Junho, sendo uma postagem temática (feed + stories iterativos) por semana ao longo do mês como proposta piloto. Importante dizer que a campanha foi financiada pela ABIFUMO e foi divulgada pelos participantes do GT Bitucas e redes parceiras em suas respectivas redes sociais.

A seguir algumas das postagens realizadas ao longo do mês de Junho como forma de conscientizar a população em relação aos resíduos descartadas no chão de nossas cidades.


Postagem da primeira semana foi focada para os resíduos mais encontrados no chão:

O lixo descartado de forma incorreta gera consequências para todos: proliferação de doenças, recorrência de enchentes, poluição dos solos e oceanos, entre outras. O cuidado com o meio ambiente começa com cada um de nós, mantenha o lixo fora das ruas, lugar de lixo é na lixeira!


Postagem da segunda semana foi focada no descarte das bitucas de cigarro:

Bituca de cigarro também é lixo. Descarte em lixeiras ou porta bitucas depois de apagar. Jogar a bituca no chão não é uma opção!




Postagem da terceira semana também foi direcionada para as bitucas de cigarro e o vídeo do stories representou as desculpas mais frequentes dos fumantes ao descartar a bituca no chão:

Você sabia que a bituca de cigarro é lixo comum e pode ser descartada em lixeiras? Jogue a bituca (apagada, por favor!) no lixo e ajude a preservar o planeta!

Postagem da quarta semana foi direcionada para as cores de cada lixeira como uma forma de medir o conhecimento em relação ao descarte dos resíduos:

Você já conhece as cores, mas sempre vale reforçar:

(colocar emoji coração azul) Azul para papel

(colocar emoji coração vermelho) Vermelho para plástico

(colocar emoji coração verde) Verde para vidro

(colocar coração amarelo) Amarelo para metal

Lixo orgânico/comum, incluindo bitucas de cigarros, deve ser descartado em lixeiras marrons. Atualmente produzimos mais lixo do que nosso planeta consegue dar conta. Precisamos agir para preservar nossos recursos naturais e garantir um futuro sustentável para todos. A mudança começa com você, separe seu lixo para a coleta seletiva. O planeta agradece!


Resultados

  • 55.009 pessoas alcançadas;

  • Interação maior entre o público feminino;

  • Diferentes canais de comunicação envolvidos: Facebook, Instagram, LinkedIn, Whatsapp, blog, plataforma e TV corporativas;

  • Fortalecimento da rede de parceiros para divulgação;

  • Diálogo aberto e positivo entre os diferentes setores;

  • Primeiro produto coletivo do GT Bitucas / Consolidação da parceria;

  • Melhoria constante para definição de estratégias cada vez mais assertivas;

  • Aprendizado de como comunicar e melhorar a percepção sobre a mensagem apropriada para o tema: reflexão sobre a melhor plataforma para o público alvo, dentro e fora das organizações, linguagem leve/amigável e interação dos participantes.

Agradecimentos

Mundo SEM Bitucas, Gabinete da Vereadora Soninha Francine, ABIFUMO, LINEAR - Grupo de Pesquisas Avançadas em Inteligência Artificial, Limpa Brasil, Projeto H20, Colillas al tacho, #EuVejo23, A Ovelha Verde, Caite.Eco e Pessoas físicas: Vivian Martinho, Ivan Kairiak, Mateus Leme, Flávia Luize, Maria Alzira, Natalia, Ana, Anna Luiza Costa, João Vicente, Tayna Bomfim, Lylian Concellos, Camila Medeiros e entre outros… #JuntosSomosMaisFortes


Link da apresentação com mais detalhes sobre a companha digital: https://docs.google.com/presentation/d/1xV_fEU1SDANIZItBnmulwLNMEfY0j-nlMbkHyT7imDM/edit?usp=sharing



Saiba mais sobre o projeto Mundo SEM Bitucas pelos links a seguir:


71 visualizações0 comentário
bottom of page