Buscar
  • msbitucas

Resultados Campanha de Conscientização: Descarte de bitucas e Quarentena

Atualizado: Jul 28

Agradecemos a todos que compartilharam e responderam nossa pesquisa durante o mês de Abril - Por Natalia Zafra


Durante o primeiro mês de quarentena, o GT Bitucas desenvolveu uma Campanha de Conscientização chamada "Descarte de bituca durante a quarentena" com a intenção de entender como os fumantes estavam comportando-se neste período de incerteza.

Para isso, foi realizado um formulário pelo Google e compartilhado nas redes sociais. Acesse ao formulário pelo link: https://forms.gle/t27HHAWmQ9RRfNno7

Após análise dos resultados, percebeu-se a necessidade de reforçar sobre o descarte dos resíduos, que resultou na primeira campanha educativa do GT Bitucas,

Para saber mais sobre os resultados da pesquisa acesse: https://docs.google.com/presentation/d/1sFDGT-9lzlPxONpZlmpqzZiJrlEW2rzNY5NeTdkX7

7Y/edit?usp=sharing


Outro ponto observado nos relatos dos respondentes foi que alguns estavam mais ansiosos e, por isso, estavam fumando mais e pediram ajuda de como reduzir o consumo. Diante disso, o Mundo SEM Bitucas tomou a iniciativa de convidar o Dr. Pedro Ivo do Instituto PI Hipnose, o qual possui formação em Psicanálise clínica, pós-graduação em Psicanálise e Neuropsicologia, como forma de ajudar aos fumantes que querem reduzir o consumo de cigarros neste período de quarentena.


Confira o conteúdo na integra assistindo ao vídeo a seguir:

Este vídeo foi postado nas redes sociais e no canal do Youtube do MSB =)


Também como forma de colaborar com esta necessidade, foi realizada a primeira Live MSB no dia 31.05.20 para dialogar sobre o tabagismo, Covid-19 e descarte de bitucas de cigarro em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco. A Live foi realizada pelo Facebook do Mundo SEM Bitucas e da Soninha Francine.

Tivemos como participação especial da Dra Alice Menezes e da vereadora Soninha Francine com mediação da nossa idealizadora Natalia Zafra. Foi uma hora de diálogo muito interessante sobre saúde, meio ambiente e políticas públicas.


Confira o conteúdo na integra assistindo ao vídeo a seguir:

Conheça mais sobre nossas convidadas:

Dra Alice Menezes - CRP 05/31.986

- Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (UERJ), com pesquisa sobre intervenções psicossociais e cuidado ao sofrimento emocional, ansiedade e depressão em tempos de globalização. Psicóloga clínica e bacharel em Comunicação Social. Especialização em Psicologia Médica (UERJ) e em Psicoterapia Breve e Psicologia Hospitalar (Santa Casa de Misericórdia RJ). Formação clínica em psicoterapias corporais e em abordagens de cuidado aos transtornos alimentares e de apoio à cessação de tabagismo.

- Experiência profissional como psicóloga clínica, docente, pesquisadora e gestora, além de experiência anterior em Planejamento, Comunicação e Marketing em grandes empresas. Atualmente trabalha em seu próprio consultório há cerca de 14 anos. Na gestão, atua como Assessora Técnica da Superintendência de Atenção Psicossocial e Populações Vulneráveis da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e, desde 2018, atua na rede assistencial do Município do Rio de Janeiro como Supervisora de Saúde Mental dando apoio aos profissionais de saúde de equipes de Saúde da Família. Também realizou anteriormente grupos de apoio à cessação do tabagismo na Enfermaria de Cardiologia da Policlínica Piquet Carneiro, unidade vinculada ao Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Soninha Francine

Professora, jornalista, escritora e palestrante. Em 2008 e 2012 disputou a prefeitura de São Paulo. Foi Subprefeita da Lapa, membro do Conselho de Administração da Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, entre outras funções públicas. Atualmente exerce seu segundo mandato como vereadora. Integrou a Comissão do Meio Ambiente, é integrante do Comitê de Sustentabilidade, da CPI da Violência Contra a Mulher, da Comissão da Criança e Adolescente, da Comissão de Direitos Humanos, da Comissão de Orçamento e Finanças e da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo.


Natalia Zafra Goettlicher

Idealizadora do Mundo SEM Bitucas, formada em Administração pela UNICAMP, Designer para Sustentabilidade pelo Gaia Education, pós-graduada em Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela FIA e mestranda em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade pela Faculdade de Saúde Pública - USP.


#JuntosSomosMaisFortes

#PorUmMundoSemBitucas


Saiba mais sobre o projeto Mundo SEM Bitucas pelos links a seguir:

Site Institucional: https://www.mundosembitucas.com/

Blog MSB: https://www.mundosembitucas.com/blog

Facebook: https://www.facebook.com/mundosembitucas/

Instagram: https://www.instagram.com/mundosembitucas/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCh9dy0xuf0nTN6iynUoF1vg

8 visualizações

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

CONTATO

T: (11) 2368-8510

F: (14) 99722-4254

E: msbitucas@gmail.com