Buscar
  • msbitucas

Por um mundo SEM lixo nas ruas

Por Carlos Luiz de Souza, Canal "Coisas de Souza".

O lixo deixado nas ruas acaba indo para os rios, lagoas e mares, poluindo esses meios. Produzimos na atualidade muitos resíduos, isso é fato, e o descarte inadequado é um desperdício; além disso, esses materiais podem ser criadouros de mosquitos vetores de doenças (exemplo, Aedes Aegypti). O lixo nas ruas demonstra a falta da consciência ambiental.

Encaminhar para os locais corretos de reciclagem é uma forma de preservar nosso planeta (nossa casa) com o reaproveitamento desses resíduos (reciclagem).

Carlos Souza relata: “Fazendo minhas caminhadas todos os dias de manhã, próximo ao meu bairro em Bauru (SP), observei que há muito lixo nas ruas, como: sacola de plástico, embalagens de plástico ou papel, carteiras de cigarros, embalagens (PETs), copos, pratos descartáveis de vários tamanhos, máscaras descartáveis, papéis com propagandas do comércio ou dos candidatos da última eleição, e diversos outros materiais possíveis de reciclagem. Daí, surgiu-me a ideia de coletá-los, primeiro para limpar as ruas onde eu transitava todos os dias, e ao mesmo tempo dar um bom exemplo às outras pessoas. Depois de um tempo passei a coletar também as bitucas de cigarro, incentivado pelo pessoal do Blog - Por um Mundo Sem Bitucas, (Natália Zafra Goettlicher), que também vinha ao encontro dos meus objetivos”.

Além de fazer sua parte, Souza também faz um convite: “Vamos livrar as ruas de prováveis criadouros de mosquitos que transmitem várias doenças, além de ficar muito mais limpas. Também quero incentivar mais pessoas a fazerem o mesmo em suas ruas, bairros, cidades e países do nosso planeta Terra, continuando esta corrente do BEM”.

Pensando nisso, Coisas do Souza, Grupo de Pesquisas LINEAR e Mundo Sem Bitucas estão promovendo iniciativas para reduzir o descarte inadequado de lixo.


Carlos Luiz de Souza, “Coisas do Souza” – Canal no Youtube e Facebook

Bauru, 01 dezembro de 2020 – Ano da Covid 19.


Parceria Grupo de Pesquisas Avançadas em Inteligência Artificial no setor Agroflorestal (LINEAR – Flávia Luize Pereira de Souza, Mateus de Campos Leme, e Ivan Moroz) e Mundo Sem Bitucas (Natália Zafra Goettlicher).


Este outro vídeo foi realizado e enviado pelo Souza como foram de relatar a quantidade de bitucas e maços/embalagens dos cigarros, que tem coletado em apenas 20 minutos de caminhada por dia em seu bairro.

Resultados

- Vídeo 01: Nos dias 25 e 26/11/2021 foram 93 bitucas de cigarro e 04 maços/embalagens de cigarro;

- Vídeo 02: No dia 27/11/2021 foram coletadas 145 bitucas de cigarro e 14 maços/embalagens de cigarro.


Por tanto, há muitos resíduos do pós-consumo do cigarro em nossas cidades brasileiras e precisamos mudar esta realidade o quanto antes!

Nossa sugestão nem é precisar de alguém para "catar" estes resíduos do chão e, sim, o próprio fumante não descartar no chão seu resto de cigarro. Esta mudança comportamental, já seria um enorme avanço, além de que pode ajudar na redução dos danos ambientais e dos gastos públicos com varrição pública.

Você já pensou que bom seria ter nossas cidades limpas e ainda economizar dinheiro?!


Vamos juntos e juntas #PorUmMundoSemBitucas =)


Saiba mais sobre o projeto Mundo SEM Bitucas pelos links a seguir:

Site Institucional: https://www.mundosembitucas.com/

Blog MSB: https://www.mundosembitucas.com/blog

Facebook: https://www.facebook.com/mundosembitucas/

Instagram: https://www.instagram.com/mundosembitucas/

9 visualizações0 comentário