top of page
Buscar
  • Foto do escritormsbitucas

Meu despertar em prol do Meio ambiente

Atualizado: 15 de jul. de 2021

Por Erica Alves, Técnica em Meio Ambiente pela ETEC Martinho Di Ciero, Itu (SP).

Sabe quando você anda pelas ruas e se depara com alguns resíduos jogados pelo chão? Tenho toda certeza que isto já aconteceu com você muitas vezes.

No ano de 2009 quando fui colaboradora de um Parque no município de Itu, era comum durante a limpeza, me deparar com centenas de bitucas de cigarro que acabavam indo para os bueiros durante a lavagem do local, assim como caiam nos tanques de pesca e durante o trabalho chegávamos até comentar que eram tantas que seriam tão bom se pudessem ser recicladas.

Trabalhei por um longo período neste parque e todos os dias a cena era a mesma, após alguns anos de trabalho ao me desligar da empresa fui em busca de aprendizado e iniciei o curso de Técnico em Meio Ambiente na Etec Martinho Di Ciero em Itu (SP). Costumo dizer que não escolhi fazer Meio Ambiente, algo que aconteceu por um acaso na minha vida...Mal sabia que a minha missão estava apenas começando!!!

Fui escolhida pela mãe natureza, para fazer parte desta luta em prol ao Meio Ambiente e fui

me apaixonado dia a dia. Fui entendendo o motivo pelo qual de estar ali. Os sinais que recebia durante minha vida não eram claros para mim...mas, tudo foi se juntando e fazendo sentido.

Após matriculada no curso em fase de escolher o tema para conclusão do mesmo, optei por

escolher as Bitucas. Um tema nunca citado naquela instituição, decidi desde o primeiro bate papo em sala de aula que falaria sobre elas e iniciei as pesquisas. Fui percebendo então o quão grande eram as problemáticas relacionado as bitucas e que atos cotidianos que fizeram parte da minha vida de fumante, foram sendo modificados dia a dia...Já não me sentia mais confortável em jogar uma bituca pelas ruas, cada dia que me aprofundava mais no assunto, percebia que seria necessário me doar, me doar pelo coletivo. Me doar pelo planeta que me dá tanto e não me pede nada em troca. Então, nada mais justo do que zelar por ele por todas gerações que ainda estão por vir.

O simples fato de jogar uma bituca pelas ruas, acaba causando um efeito em cadeia com enormes impactos ambientais. Talvez imperceptíveis, para uma população que não tem tempo para olhar a sua volta. Alguns devem pensar, tanta coisa para se preocupar e você quer que eu de importância a uma simples bituca?! Pois bem, levando em conta a quantidade de cigarros fumados por dia e nas bitucas descartadas de forma inadequada o problema acaba sendo bem maior do que possam imaginar.

Os estudos mostram que a bituca não sendo biodegradável pode levar até mais de 5 anos para se decompor, acabam se acumulando em bueiros e causando entupimentos e até mesmo enchentes, e toda esta água ao retornar para os rios voltam contaminadas por todo resíduo das bituca, aonde uma das substâncias é o arsênio, o qual além de contaminar a água e o solo, causa a morte de aves, peixes e alguns outros animais, que podem confundi-las como alimento e acabam tendo a insuficiência do seu trato digestivo. Uma situação triste demais, saber que mesmo sem noção nenhuma acabamos sendo responsáveis por muitas mortes...

E o que dizer dos incêndios em época de estiagem, quando as bitucas sendo descartadas ainda acesas acabam se encontrando com uma vegetação seca em estradas rurais ou beira de rodovias, cada animal morto por confundir uma bituca como alimento, cada alagamento causado na minha cidade e incêndios acontecidos, tinham minha parcela de culpa, assim como contém a culpa de todos aqueles que fumam e de forma inconsciente fazem o descarte

inadequado.

Ao perceber a falta de conhecimento da população Ituana sobre o assunto criamos o projeto GAIA SEM BITUCA, aonde buscamos levar a população um pouco de conscientização ambiental, mostrando a consequência que pequenos atos podem ter num futuro nem tão longe. E dia a dia vamos nos juntando a outras pessoas que possuem a mesma preocupação, nos tornando o elo de uma corrente, que esperamos que não tenha um fim, procurando falar sobre o assunto a outras pessoas que também possam ter seus hábitos modificados.

Hoje ao retornar a empresa que um dia me “mostrou as bitucas no chão”, vejo que eles também puderam enxergar essa problemática e implantaram no local, algumas caixas coletoras, as quais por mês são recolhidas 10kg de bitucas evitando, assim que as mesmas venham causar um impacto ambiental.

Que tal, você também olhar com carinho para a sua volta?? Mudar sua rotina e das pessoas

que estão ao seu entorno, falando sobre a problemática e as soluções cabíveis...Que tal, fazer pela mãe natureza tudo que ela faz por você???

Precisamos despertar e entender que se desejamos uma mudança para o mundo, devemos

ser essa mudança que ele precisa!!!


Saiba mais sobre o projeto Mundo SEM Bitucas pelos links a seguir:

Site Institucional: https://www.mundosembitucas.com/

Blog MSB: https://www.mundosembitucas.com/blog

Facebook: https://www.facebook.com/mundosembitucas/

Instagram: https://www.instagram.com/mundosembitucas/

61 visualizações0 comentário
bottom of page