Buscar
  • msbitucas

Mão na massa por menos bitucas no chão

Entenda como foi a primeira reunião GT Bitucas no dia 05/02/2020

Bitucas de cigarro descartadas pelo chão são um problema que há tempos inquieta a Soninha. Desde o início do mandato, já foram realizadas diversas ações no tema e, sempre que pode, a própria vereadora vai à caça, em mutirões de coleta de bitucas nas ruas e nas praias.

Em novembro do ano passado, por requerimento dela, foi realizado na Comissão de Meio Ambiente e Direitos dos Animais o “Seminário “Bitucas de Cigarro – Cenários, Problemas e Soluções". Quem participou do evento foi convidado a se reunir periodicamente para pensar (e ajudar a executar) propostas práticas para mudar a situação do descarte de bitucas nas ruas da cidade. Assim nasceu o Grupo de Trabalho sobre Bitucas de Cigarro – GT Bitucas, que se reuniu pela primeira vez hoje (6) na Câmara Municipal de São Paulo.

O GT é uma iniciativa do Movimento Mundo Sem Bitucas – MSB e conta com o apoio do mandato. Participaram deste encontro representantes de empresas, associações setoriais, poder público e terceiro setor. A Natália Zafra Goettlicher, idealizadora do MSB, fez uma apresentação sobre o problema e destacou a urgência do trabalho coletivo.

“O Mundo SEM Bitucas nasceu do incômodo de ver a quantidade de bitucas de cigarro no chão na cidade de São Paulo como uma forma de contaminação do que é nosso e não necessariamente como proibição do fumo em si. Portanto, por acreditar no poder da rede e no diálogo entre os setores, o desejo é que juntos possamos chegar em uma solução viável para a problemática pensando não somente na questão da saúde humana, mas também na saúde ambiental e pública para alcançarmos cidades que realmente promovem o desenvolvimento sustentável respeitando a todos.”

O debate que aconteceu em seguida teve o objetivo de elencar prioridades para o trabalho do grupo. Entre os aspectos que serão priorizados estão: sistematização de legislações e campanhas de educação ambiental e conscientização. Em sua fala de encerramento, Natália ressaltou a importância da iniciativa.

“Fico feliz de ver este GT se concretizar com o apoio da vereadora Soninha e termos hoje representantes de todos os setores envolvidos na problemática do descarte inadequado da bituca de cigarro. Vejo como um primeiro passo para a abertura do diálogo entre os setores e cocriação de uma solução viável para a cidade de São Paulo de forma pioneira.”

O GT bitucas se reunirá mensalmente na Câmara Municipal de São Paulo e as reuniões serão sempre abertas a todos que se interessarem em contribuir para o tema. O próximo encontro será no dia 5 de março, das 10h às 12h, na Sala Tiradentes – 8º andar.


Participantes

Participaram da primeira reunião do GT Bitucas: vereadora Soninha Francine e membros da equipe do mandato; movimento Mundo Sem Bitucas; pesquisadores da Universidade Estadual Paulista – UNESP e Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; empresa Coletor Ambiental;  movimento SP Sem Lixo; startup Baanko; Associação Brasileira da Indústria do Fumo – ABIFUMO; consultoria Caité; e representantes da sociedade civil.


Texto publicado no blog sobre o mandato da vereadora Soninha Francine. Veja o material na integram clicando aqui: http://www.soninha.com.br/camara/2020/02/06/mao-na-massa-por-menos-bitucas-no-chao/#prettyPhoto


Veja também o vídeo publicado sobre o GT Bitucas durante a semana de atividades da Soninha:


Conheça mais sobre o projeto Mundo SEM Bitucas pelos links a seguir:

Site Institucional: https://www.mundosembitucas.com/

Blog MSB: https://www.mundosembitucas.com/blog

Facebook: https://www.facebook.com/mundosembitucas/

Instagram: https://www.instagram.com/mundosembitucas/

0 visualização

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

CONTATO

T: (11) 2368-8510

F: (14) 99722-4254

E: msbitucas@gmail.com