Buscar
  • msbitucas

Live MSB - Boas práticas educativas e engajamento socioambiental

Conheça mais sobre os projetos e a programação da nossa próxima live.

Live MSB #04 será AMANHÃ, domingo, às 17h pelo Facebook do MSB Mundo SEM Bitucas!

Desta vez buscamos trazer projetos que nasceram da vontade de transformar localmente e reduzir as bitucas de cigarro no chão de nossas cidades. Será uma hora de conversa com 03 projetos, sendo 30 minutos de apresentação sobre as respectivas experiências e após seus relatos teremos 20 minutos para perguntas e respostas realizadas pelo público ao vivo.


Projetos entrevistados:


Mais Amor Menos Bitucas Por favor - Garopaba/SC

O projeto Mais amor menos bitucas por favor iniciou no dia mundial de limpeza das praias, rios e lagos, em Garopaba. O MMC solicitou a contagem do lixo para o relatório.

A semente do projeto M. A. M. B. P. F. surgiu aí, com o espanto da participante Olivia Luiza Moor, de 75 anos, por ter recolhido 211 bitucas em uma hora de atividade.

Tendo noção dos prejuízo diversos, principalmente o ambiental, Olivia decidiu iniciar o recolhimento na praia de Garoaba, ruas, praças com o intuito de evitar que as bitucas cheguem ao mar.

Em abril de 2019 apresentou a ideia para sua amiga Lilia Cardoso da Silva que imediatamente aderiu à campanha. A ideia foi apresentada ao grupo de Reiki Comunitário de Garopaba e ao Monitoramento Mirim Costeiro de Garopaba e diversas entidades sem.fins lucrativos. Tendo em vista a conscientização de crianças e adolescentes, além de toda a população o projeto foi vinculado à escola Professor José Rodrigues Lopes, Secretaria de Turismo de Garopaba contando com o apoio do comércio local e moradores. Atualmente estamos com 76 mil bitucas recolhidas esperando para ser recicladas de forma correta. Propostas sobre medidas de tratamento e reciclagem das bitucas já estão sendo estudadas pelos alunos e professores do IFSC Campus Garopaba.

Conheça mais pelo Instagram @maisamor.menosbitucas


Squar Pitaz cinzeiros ecológicos, @squarpitaz - São Paulo/SP

Projeto idealizado pelo Matheus Quintana, fundador da marca Squar®, e inventor do Cinzeiro Reutilizável com objetivo de transformar as garrafas plásticas reutlizadas em cinzeiros ♻️

Hoje o projeto já espalhou centenas de cinzeiros ecológicos pela cidade em pontos estratégicos com parceria da população local.

Conheça mais pelo Instagram @squarpitaz


Bituca na EACH, não!

O projeto foi realizado pela GA Júnior, empresa júnior do curso de Gestão Ambiental da EACH USP, em parceria com o Mundo SEM Bitucas, em março de 2019. Com a programação a seguir:

"Pense antes de jogar!

Uma única ponta de cigarro possui mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, o que prejudica o solo, contamina rios, córregos e lençóis freáticos.

A decomposição da bituca é demorada, pois deve-se ao fato de que 95% dos filtros de cigarros são compostos de acetato de celulose, um material de difícil degradação.

Dia 18 de março - Intervenção artística na EACH Dia 19 de março - Palestra com a Natália Zafra Goettlicher e GAjr"

Intervenção artística utilizando rolinhos de papel higiênico para simular bitucas de cigarro descartadas no chão do campus. Com objetivo de aumentar a percepção da problemática no local e que independente do tamanho ele existe e causa danos.

Palestra educativa com a idealizadora do Mundo SEM Bitucas, Natalia Zafra Goettlicher, sobre os impactos socioambientais que as bitucas causam no meio ambiente. Além da exposição de sugestão de bituqueiras portáteis utilizando embalagens. Após esta atividade foi realizada a Caça às bitucas dentro do campus, contagem e roda de diálogo sobre as percepções dos participantes.

Conheça mais pelo link a seguir: https://www.facebook.com/events/803187840037792/?active_tab=discussion


Link para acessar a Live MSB 04: https://www.facebook.com/mundosembitucas/videos/293989938582972/


#JuntosPodemosMais #juntossomosmaisfortes #juntossomosmais #juntosvamosvencer #PorUmMundoSemBitucas #BitucaNoChãoNão


Saiba mais sobre o projeto Mundo SEM Bitucas pelos links a seguir:

Site Institucional: https://www.mundosembitucas.com/

Blog MSB: https://www.mundosembitucas.com/blog

Facebook: https://www.facebook.com/mundosembitucas/

Instagram: https://www.instagram.com/mundosembitucas/

0 visualização

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

CONTATO

T: (11) 2368-8510

F: (14) 99722-4254

E: msbitucas@gmail.com