Buscar
  • msbitucas

FCA Sem Bitucas: ação de conscientização ambiental e reflexão sobre o desenvolvimento sustentável.

Por Natalia Zafra Goettlicher - 18/10/2019


No último dia 02/10, na disciplina de Gestão Sustentável (ER201), ministrada pela docente Muriel de Oliveira Gavira na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-Unicamp Limeira) foi realizada uma aula diferenciada contendo um diálogo teórico unido a prática sobre o desenvolvimento sustentável nos dias atuais. Neste dia, a convidada para palestrar na disciplina foi a administradora formada pela instituição, Natalia Zafra Goettlicher, a qual iniciou a aula com a palestra “Desenvolvimento Sustentável: Responsabilidade entre os setores e a relação com as Políticas Públicas” utilizando como estudo de caso o Mundo SEM Bitucas (MSB) seguido de um mutirão de limpeza focado em coletar as bitucas de cigarro pelo campus.

Nesta última atividade, os 69 alunos participantes colocaram a mão na massa munidos de luvas, para que pudessem perceber a quantidade de resíduos pós-consumo do cigarro encontrados no local. Após a coleta foi possível com a ajuda dos mesmos realizar a contagem das bitucas coletadas, que resultaram em 770 bitucas de cigarro em menos de 20 minutos de ação, o que é bastante para um curto período de tempo. Por fim, encerrou-se a atividade com uma roda de conversa sobre o que cada um sentiu ao observar e coletar bitucas no chão do campus. Por tanto, foi um momento muito rico de diálogo e compartilhamento de percepções para a reflexão sobre como nossas atitudes refletem no desenvolvimento sustentável de onde moramos.

De acordo com a professora Muriel de Oliveira Gavira, a oficina MSB foi um sucesso em todos os sentidos, tanto para ilustrar questões que se discute na disciplina, como para informar os alunos a respeito dos impactos das bitucas e demais lixos, e para que eles reconheçam o problema com um exercício prático de intervenção. Também comentou, que foi possível perceber, em poucos minutos, que há muito trabalho a ser feito para um mundo mais sustentável, mas que se cada um fizer a sua parte conseguiremos. Além de ficar claro a necessidade de uma atuação política nossa, para que esse mundo sustentável seja de todos.

Já para Danilo Albertini: "A participação na oficina foi incrível. Resumindo com poucas palavras, diria que foi um convite à conscientização e ação sobre o movimento de um mundo sem bitucas. O alerta sobre os impactos e a quantidade de bitucas descartadas incorretamente todos os dias é alarmante, assim como a escassez de políticas públicas sobre o assunto. Por fim, a ação em campo para recolher as bitucas com a "mão na massa" foi fundamental para tornar prática à discussão e envolver ainda mais os participantes no tema”.

Também no período da aula foi realizada uma intervenção artística chamada de “FCA sem bitucas”, a qual consistiu em colocar cartazes educativos sobre a problemática das bitucas de cigarro nos murais da faculdade e simulação de pontos viciados de descarte inadequado de bitucas próximos a cantina e pelo pátio colocando bitucas fictícias construídas de materiais reutilizáveis em tamanho maior, para que por meio da arte conseguisse chamar a atenção do público presente no campus.

Na imagem a seguir é possível observar o olhar de curiosidade das alunas perante a intervenção artística na FCA.

Mais uma foto para retratar a interessante intervenção artística, FCA Sem Bitucas, que utilizou materiais reutilizáveis para conscientizar alunos e funcionários da FCA sobre o descarte inadequado de bitucas de cigarro pelo campus.

Conheça mais sobre o projeto Mundo SEM Bitucas pelos links a seguir:

Site Institucional: https://www.mundosembitucas.com/

Blog MSB: https://www.mundosembitucas.com/blog

Facebook: https://www.facebook.com/mundosembitucas/

Instagram: https://www.instagram.com/mundosembitucas/


19 visualizações

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

CONTATO

T: (11) 2368-8510

F: (14) 99722-4254

E: msbitucas@gmail.com