top of page
Buscar
  • Foto do escritormsbitucas

Construção de bituqueiras com materiais alternativos: Por um planeta com menos bitucas de cigarros.

Por Prof. Beto Lourenço - Psicoletores em 30/06/2021


As bitucas ou guimbas, como são conhecidas, são o item mais comum de lixo coletado nas praias em todo o mundo, de acordo com entidades de conservação do meio ambiente. Ou seja, o cigarro, e não o plástico, é o verdadeiro poluente das praias, mais do que sacolas plásticas, canudos, garrafas e outros resíduos. Ao contrário do que a maioria dos fumantes pensa, as bitucas, além de não serem biodegradáveis, possuem vários componentes químicos nocivos à natureza. Quando descartada na areia é ingerida pelas aves e quando descartada no mar, mata vários animais marinhos, assim sendo, em ambos os casos ela é confundida com comida.

Desde minha adolescência realizo um trabalho de limpeza das praias na Costa Norte de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo. Inicialmente um trabalho solitário, porém, recentemente eu e um grupo de amigos nos reunimos e nos organizamos para que essas ações de limpeza se tornassem mais constantes e efetivas. Junto com os amigos Fábio, Hilton, Renato e Tiago, além de outros eventuais voluntários, realizo um trabalho de desenvolvimento do ecoturismo na região com atividades diversificadas e paralelamente às ações de limpeza dos espaços naturais aqui presentes (praias, costeiras, manguezal, córregos, rios, trilhas e cachoeiras). Organizamos periodicamente ações essenciais de limpeza e melhoria estrutural desses locais com instalação de placas educativas, lixeiras e BITUQUEIRAS.

Desenvolvi ao longo do tempo vários tipos de dispositivos para coletar a maior quantidade possível de bitucas dos espaços naturais e também do seu entorno, principalmente nas ruas e nos comércios da região (bares, adegas, mercados, padarias e afins), estes, talvez, os principais locais onde as bitucas de cigarros são descartadas incorretamente. As bituqueiras foram uma solução não definitiva, porém, úteis para a diminuição do impacto que as bitucas causam na natureza.

Em geral, as bituqueiras estão sempre acopladas às lixeiras ou em displays específicos, todos construídos com materiais alternativos que encontramos normalmente descartados na natureza. A opção pela utilização de garrafas pet de tamanhos variados foi pela facilidade de encontrar o recipiente, sua versatilidade e por sua transparência, tornando visualmente mais didático o estímulo ao seu uso por parte dos fumantes, pois em geral, estes, como hábito e até inconscientemente, acabam descartando suas bitucas em qualquer lugar, atitude que, talvez, por desinformação e hábitos adquiridos ao longo do tempo, se torne natural para o fumante. O objetivo das nossas bituqueiras é a mudança de atitudes das pessoas e diminuição do grande impacto que esse resíduo causa na natureza.

A dimensão das nossas ações essenciais de limpeza só se ampliam ao longo do tempo, assim como o seu aperfeiçoamento no sentido de realizarmos diagnósticos dos locais com maior acúmulo e descarte incorreto de resíduos, coleta mais eficiente e estatísticas consideráveis sobre os diversos resíduos, incluindo as bitucas de cigarros.

Atualmente estamos aperfeiçoando a construção das bituqueiras, de modo que as mesmas se tornem mais presentes nos espaços naturais e no comércio, as garrafas estão mais fáceis de serem esvaziadas e reaproveitadas junto às lixeiras e nos displays coletores que estão sendo utilizados no comércio local. As bitucas coletadas estão sendo contadas e encaminhadas para o correto descarte e eventual reciclagem, estamos identificando os locais com maior incidência de descarte incorreto e providenciando a instalação de mais bituqueiras.

Alguns mecanismos foram desenvolvidos recentemente, como um sistema de graduação nas garrafas, permitindo uma maior agilidade na contagem das bitucas coletadas. Por exemplo, numa garrafa pet de 2 litros cabem aproximadamente 1.100 bitucas. Optamos por aumentar o gargalo das garrafas, facilitando o descarte e o esvaziamento nas coletas, assim como o modo como são presas às lixeiras ou aos displays, utilizando arame que se molda ao formato da garrafa, permitindo sua retirada e reutilização por mais tempo. Outro fator importante é que juntamente com as bitucas, as embalagens (maços) de cigarros e isqueiros também são presença constante na natureza, merecendo também a atenção nas ações de coletas. Também temos relatos de fumantes que construíram suas "bituqueiras de bolso", feitas com cano de p.v.c. e metal, dispositivos individuais para o armazenamento e posterior descarte correto. Estamos gradativamente conseguindo sensibilizar os frequentadores dos espaços naturais e o comércio local para a relevância do tema e estamos verificando uma pequena mudança de comportamento das pessoas e o interesse dos estabelecimentos em ter um display coletor de bitucas e a disponibilidade de orientar os clientes fumantes a utilizarem o dispositivo e diminuir o descarte incorreto das bitucas e seu impacto ao meio ambiente.

Nossas ações foram muito importantes ao longo do tempo gerando a necessidade de nos organizarmos para ampliar seus benefícios e inspirar mais pessoas aos cuidados essenciais com a natureza e mudança de hábitos no cotidiano, surgindo assim a ASSOCIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL PSICOLETORES (#psicoletores), um grupo de pessoas que faz ações em prol da natureza prioritariamente na Costa Norte de São Sebastião-SP, tais como: limpeza de espaços naturais onde ocorre o descarte incorreto de resíduos, instalação de lixeiras e bituqueiras, atos simbólicos/protestos, eventos e outros. Sempre em nossas ações temos uma atividade física associada (Bike , Caminhada, Remada e ou o próprio esforço da coleta) , nosso empenho é voluntário e de acordo com a disponibilidade de cada psicoletor, ou seja, realizamos ações individuais ou em grupos.

Nossa meta é inspirar a comunidade local e ampliar as ações com campanhas educativas, eventos, parcerias com empresas para padronizar e construir dispositivos de coleta mais funcionais, robustos e duráveis, sem deixarem de ser visualmente bonitos e didáticos e principalmente fiscalizar e cobrar políticas públicas mais eficazes com relação ao descarte incorreto de resíduos na natureza.

Conheça mais sobre os canais de comunicação do Psicoletores:

www.facebook.com/psicoletores

www.instagram.com/psicoletores

www.facebook.com/costanorteaventuras

https://youtu.be/-khCIjQjudE

psicoletores@yahoo.com

Prof. Beto Lourenço - (12) 98249-4869


630 visualizações0 comentário
bottom of page