top of page
Buscar
  • Foto do escritormsbitucas

Atuação do Projeto Mares sem Plástico no combate às bitucas de cigarro nas praias da Paraíba.

Falar dos oceanos é afirmar que ele é a nossa maior fonte de vida, no qual possui um papel fundamental no meio ambiente e no futuro da humanidade. Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra e contém 97% de toda a água do planeta, regulando alterações climáticas e meteorológicas, moldando à química da Terra e abrigando diversas espécies. [1]

Ao longo dos anos, atividades humanas ganharam espaço, e com isso os impactos e a crise ambiental tornaram-se cada dia mais evidente. A gestão inadequada dos resíduos sólidos urbanos, tem mostrado crescimento, gerando um grave problema ambiental contemporâneo. As bitucas de cigarro são um dos resíduos sólidos mais abundantes nas ruas e representam grande parte dos itens coletado nas praias. Seu descarte incorreto gera contaminantes que agridem o meio ambiente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) de 15 bilhões de cigarros vendidos diariamente, são descartados 10 bilhões de forma incorreta [2]. Esses resíduos têm aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas que contribuem para a poluição, gerando contaminação dos solos e dos lençóis freáticos [3].

Com o objetivo de minimizar essa problemática, o Mares sem Plástico, projeto institucional da Universidade Federal da Paraíba, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Cláudia de Oliveira Cunha, desde 2019 atua no combate ao lixo no mar, apresentando para a sociedade o impacto da poluição plástica em ambientes marinhos e costeiros através de ações educativas. O projeto realiza mutirões de limpeza nas praias de João Pessoa e região metropolitana, realizando triagem a partir da segregação e pesagem dos materiais coletados.

Figura 1 - Exemplo de ações realizadas nas praias de João Pessoa.


Considerando a grande quantidade de bitucas de cigarro nas praias monitoradas, o Projeto realizou em 2019 uma intervenção inédita na Paraíba com a instalação de coletores de bitucas “bituqueiras” no Campus I da UFPB, na orla de João Pessoa e região metropolitana, bem como, nos Catamarãs de passeios turísticos.

Figura 2 - Exemplos de intervenções realizadas pelo projeto.


As bitucas de cigarro coletadas nos mutirões integram a coleção didático-científica de lixo marinho do Mares sem Plástico e são utilizadas em trabalhos de pesquisa do Laboratório de Estudo em Química Ambiental, localizado no Departamento de Química/CCEN da UFPB.

Em 2021, o projeto idealizou a campanha chamada Mares sem bitucas #naoexistelixopequeno com objetivo sen­sibilizar a sociedade a partir de imagens inéditas e de impacto positivo.

Figura 3 - Ilustração da campanha Mares sem bitucas #naoexistelixopequeno.


Autoras:

- Maria Eduarda de Lima Sousa Marques, Formada em Química Industrial, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal da Paraíba (UFPB);

- Cláudia de Oliveira Cunha, Formada em Engenharia Química, Docente do Departamento de Química, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).


[1] PENDLETON, L.; EVANS, K.; VISBECK, M. We need a global movement to transform ocean science for a better world. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 117, n. 18, p. 9652-9655, 2020.

[2] BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dados e números da prevalência do tabagismo. Observatório da Política Nacional de Controle do Tabaco, 2019. Disponível em: < https://www.inca.gov.br/observatorio-da-politica-nacional-de-controle-do-tabaco/dados-e-nu meros-prevalencia-tabagismo>. Acesso em: 16 de jan. de 2023.

[3] BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Instituto Nacional de Câncer. Observatório da Política Nacional de Controle do Tabaco: Razões para parar de fumar, 2021. Disponível em: https://www.inca.gov.br/programa-nacional-de-controle-dotabagismo/razoes-para-parar-de-fumar. Acesso em: 16 jan. 2023.


Sigam nossas redes sociais:

@mundosembitucas

@maressemplastico


Para mais informações sobre o MSB, acesse: https://linktr.ee/mundosembitucas ou entre em contato pelo e-mail msbitucas@gmail.com.


Seguimos lutando #PorUmMundoSemBitucas =)

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page