top of page
Buscar
  • Foto do escritormsbitucas

Agenda MSB - Maio 2021

Atualizado: 4 de jun. de 2021

Este mês teremos várias atividades interessantes rolando, programem-se e participem conosco #PorUmMundoSemBitucas.


1. Dia 03: Live MSB sobre Ciência Cidadã e Percepção Ambiental

Nossa Live MSB de maio será sobre "Ciência Cidadã e Percepção Ambiental" com a professora da UFABC e cofundadora da Rede Brasileira de Ciência Cidadã, Natalia Ghilardi-Lopes, como forma de comemorar o Dia Internacional da Ciência Cidadã, que foi no dia 16/04. Sabemos que é um tema novo para muitos ainda aqui no Brasil, mas muito rico e importante para a ciência.


Marquem na agenda, que estaremos com uma das maiores especialistas brasileiras no tema. Participem =)


Conheça mais sobre a nossa convidada Professora Natalia Ghilardi-Lopes:

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Doutora em Ecologia Marinha pelo Instituto de Biociências da USP, realiza pesquisa com educação ambiental marinha e costeira desde 1999, tendo publicado dois livros e diversos artigos sobre o assunto. É professora associada da Universidade Federal do ABC desde 2010. Atualmente, seu foco de pesquisa é em ciência cidadã e biodiversidade. Orienta discentes mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Evolução e Diversidade e no Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, ambos da UFABC, além de discentes de iniciação científica. É uma das fundadoras da Rede Brasileira de Ciência Cidadã.


Assista e veja o que rolou:

Acesse ao material apresentado na live pela professora Natalia Ghilardi-Lopes:

https://drive.google.com/file/d/1GnFAg09aLkW2JQ79qvdTNWIXJcbK2lBb/view?usp=sharing


2. Dia 05: Participação da nossa idealizadora no Grupo Formação de Professores em Educação Ambiental - FFCLRP/USP

No dia 05, quarta-feira, às 17h30, nossa idealizadora, Natalia Zafra Goettlicher, terá o prazer em compartilhar sobre seu artigo "A percepção de voluntários de um projeto de educação ambiental sobre Bitucas de cigarro em São Paulo" publicado recentemente na Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) e a sua experiência sobre o Mundo SEM Bitucas no canal do YouTube "Formação de Professores em Educação Ambiental - FFCLRP/USP". Participem :)


Assista e veja o que rolou:


3. Dia 06: Encontro GT Bitucas

Nosso quarto encontro do GT Bitucas em 2021, será na primeira quinta-feira do mês, dia 06/05, às 17h, de forma online para a preservação de todes 😊


Pauta: Apresentação do mapeamento de iniciativas pelos participantes, produto da pesquisadora Ana Eliza Eskinazi sobre portfolio de bituqueiras em uma plataforma participativa, status PL499/2019 e próximos passos 💚


Para participar faça sua inscrição no link: https://forms.gle/hj7LNoXVsWoV22ii9


Link para acessar ao Google Meet: meet.google.com/fry-tubb-epn


Registro fotográfico que representa nosso encontro =)

Veja como foi:


4. Dia 28: Participação da nossa idealizadora no canal EcoNaturae

Será um bate papo sobre os impactos das bitucas de cigarro no meio ambiente e saúde pública pelo canal da EcoNaturae no Youtube às 19h.

Convidadas: Natalia Zafra Goettlicher idealizadora do Mundo SEM Bitucas e Alice.

Neste dia irá rolar a primeira edição da “Mesa Redonda EcoNaturae” lá no canal do YouTube da EcoNaturae e o tema será tabagismo. 😀


Com a proposta de debater sobre os problemas relacionados ao tabagismo, trouxemos duas convidadas para nossa conversa.


Para trazer um pouco do aspecto ambiental convidamos a Natália Zafra, que é idealizadora do projeto Mundo Sem Bitucas. Ela é coordenadora do GT Bitucas, formada em Administração pela UNICAMP, Designer para Sustentabilidade pelo Gaia Education, pós-graduada em Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela FIA e mestranda em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade pela Faculdade de Saúde Pública – USP. 👏👏👏


Já para falar do aspecto da saúde convidamos a Alice Menezes que é psicóloga clínica e doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 👏👏👏.


Ao longo da nossa mesa redonda vamos ver as diferentes visões dos problemas relacionados ao tabagismo e inclusive entender se elas se complementam. Então já anota aí:


📅 28 de maio⁣⁣

🕖 19h00 (horário de Brasília)⁣


Acesse o link abaixo para conferir essa conversa. 👇


➡️ https://youtu.be/6ZdTZEnpWJA


Te esperamos lá! 😉⁣


Saiba como foi nossa participação na mesa redonda do canal EcoNaturae. Assista agora =)


5. Dia 30: Evento Comemorativo da Rede MSB + Dia Mundial SEM Tabaco


No último domingo do mês de Maio, dia 30, iremos unir a rede para conversar sobre a trajetória do Mundo SEM Bitucas nos últimos 5 anos, trocar experiências, comemorar e recrutar voluntários para Rede Mundo SEM Bitucas. Além de falarmos sobre o Dia Mundial SEM Tabaco, que é comemorado no dia seguinte (31/05) e acreditamos que só será possível tornar um mundo livre do tabaco se os fumantes pararem ou reduzirem o consumo do cigarro. Enquanto o mundo ideal ainda não acontece, lutamos pelo avanço do segundo passo, que é redução do descarte da bituca de cigarro no chão de nossas cidades ;)


A transmissão será feita a partir dàs 17h, com duração prevista de uma hora em nossos canais do Youtube e Facebook. Sigamos @mundosembitucas e marquem na agenda ;)


Saiba como foi nosso encontro comemorativo com direito a participantes especiais e momento cultural com Andô. Assista agora =)


Nosso vídeo comemorativo dos 5 anos 💚


6. Dia 31: Dia Mundial SEM Tabaco

Neste dia é comemorado, o Dia Mundial SEM Tabaco (31/05). Nós sabemos que é uma escola individual e que é um vício difícil de parar devido a dependência da nicotina, porém poucos vêem como um problema de saúde pública e coletiva de nossa sociedade atual.

Apesar dos números de consumidores a nível mundial estarem caindo a cada ano, ainda estamos na casa dos BILHÕES de consumidores...Vale dizer que no cenário brasileiro mais uma vez a conta pública não fecha e é repassada para TODOS, ou seja, fumantes e NÃO fumantes. Pense nisso!

Caso você ainda queira e goste de fumar, por favor, consuma ao menos um cigarro que pague imposto e seja regulado pela @anvisaoficial .. Seja um consumidor consciente e NÃO descarte as Bitucas de cigarro, embalagens do maço, fósforos e isqueiros no chão de NOSSOS cidades.

Caso queria parar de fumar, saiba que há profissionais capacitados para te ajudar. Você não está sozinho nesta, ok?

O próprio #sus possui serviços gratuitos dentro do seu Programa Antitabagista oferecidos para quem precisar. Lembre que vc não está sozinho nesta, procure ajuda ;)


7. Divulgação nas mídias sobre nosso trabalho:


- Vídeo Instagram Recicle Reutilize Plante e Mais_Organica por Luiza Sarmento:


- Vídeo Instagram Linha Ecológica por Ilka Gomes:


Saiba mais sobre o projeto Mundo SEM Bitucas pelos links a seguir:

38 visualizações0 comentário
bottom of page